22 de junho de 2015

Tanques do Damião, Coronel Ezequiel-RN

        José Edmilson Cassiano é um Poeta Sertanejo, nascido no ano de 1970 no Sítio Tanques do Damião, município de Coronel Ezequiel-RN, filho de José Cassiano Sobrinho e Vicentina Francisca Cassiano, é casado e pai de três filhos, é cordelista da cidade, atualmente trabalha como funcionário público, tem cordéis feitos em cadernos e não tem nem incentivos, nem condições de passar seu trabalho literário para um livro, desde criança é um grande admirador da Cultura Popular e veio mostrar e falar um pouco das terras onde nasceu. 

Nome e Data grafada na Calçada (1987)
        As datas e nomes de moradores fotografadas nas calçadas e paredes mostram bem o século passado, mesmo que já tenham percorrido os anos de 1900, algumas obras feitas dessa época, enfrentam todo esse tempo e continuam de pé. Essa seja talvez uma boa oportunidade de mostrar bem como viviam algumas pessoas do passado que talvez fossem nossos parentes.


data grafada na parede (1992)
    Sítio Tanques do Damião, não se sabe muito bem o nome, mas ele vai pela a hipótese de que o sítio tenha ganhado esse nome pelos povos que habitavam lá na época, por essas pessoas terem o sobrenome Damião, esses grandes lajeiros de pedras também foram nomeados pelos seus sobrenomes. Esse lajeiro de pedra em tempos chuvosos formam grandes poços de água, um deles chega a quase 5 metros de profundidade e foi cercado por pessoas que cuidam desse sitio para não oferecerem perigo a quem lá visita.


Moinho de Cana-de-açúcar
       A caminho é encantadora as paisagens, desde as lindas cachoeiras, que hoje estão seca devido a estiagem que afeta a região, como também a uma grande barragem que seja talvez possível tiver sido carregada por uma grande enchente durante os anos passados, e sobrado uma de suas partes para que seja feita sua história.

       O moinho de Cana-de-açúcar, é um dos objetos mais antigos desse sítio, o Sr. Edmilson Cassiano chega a relembrar os tempos de criança na casa onde nasceu, e hoje a ver sendo destruída pelo tempo.
  



Riacho, em plena seca



Tijolo Antigo





Letras feitas por pessoas que moravam anos passado na casa




Barragem de um grande açude estourado

     

Portal Coronel Ezequiel

      
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Portal Coronel Ezequiel

Copyright © Portal Coronel Ezequiel |