1 de julho de 2015

Morre um dos grande ícones da cultura santacruzense e potiguar Hugo Tavares

Faleceu na manhã desta quarta-feira (01), o poeta e escritor Hugo Tavares, um dos grandes ícones da cultura santacruzense com destaque também no cenário potiguar. Ele que estava lutando desde o ano passado contra um câncer, mas infelizmente não resistiu a essa batalha e faleceu nesta manhã.

Hugo Tavares Dutra foi radicado em Santa Cruz-RN, poeta, compositor, vê-se no mundo da arte. Paraibano nascido em Brejo do Cruz, no ano de 1956, foi levado para morar em Catolé do Rocha aos 2 anos de idade, onde passou sua infância e adolescência. Aí, forjou-se na arte. “A música começou lá em Catolé do Rocha, nas feiras. Ouvindo embolador de coco, violeiros; ouvindo cantadores de feira, repentistas; ouvindo a rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras; ouvindo a Rádio  Rural de Caicó, a rádio Difusora de Mossoró. Os meus primeiros contatos com música foram esses.”

Por adoção “potiguano”, neologismo por ele criado, através do qual assume sua identidade potiguar, percebe-se não como um artista, mas como “uma pessoa comum, um cidadão, preocupado com a juventude, principalmente; com o Brasil; com a educação; com a saúde”. Viu na arte o instrumento com que foi se “botando” no seu espaço, na sua comunidade. Admirador profundo de Fabião das Queimadas, além de pesquisador de sua obra, Hugo Tavares é o artista que caminha na esteira da tradição musical nordestina, no coco, no baião, no xote, na embolada, reconstruindo-a em sua temática, com os elementos da realidade cotidiana, especialmente naquilo que toca o cultural, o social e o político. Como analisa o próprio Hugo, “na música não tem mais nada de novidade. Novidade na música é quando você pega um texto e nele você tem alguma coisa nova para ser dita. Mas na musicalidade já fizeram tudo.”


NOTA: Desde já deixo aqui meus sinceros pesares aos familiares da grande pessoa que foi Hugo Tavares, que Deus dê o conforto a todos neste momento de tristeza que estão passando.
Blog do joseilson
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Portal Coronel Ezequiel

Copyright © Portal Coronel Ezequiel |