8 de novembro de 2015

Valor Econômico traz notícia sobre fechamento de fábrica da Ambev no RN

Do Valor Econômico:
A Ambev vai fechar a fábrica que possui em Natal, após o governo do Rio Grande do Norte elevar a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para bebidas frias. A alíquota para cerveja subiu de 27% para 29%, e a de refrigerantes passou de 17% para 18%.
ambevA fábrica está em operação desde 1993 e emprega em torno de 300 pessoas. A companhia informou que desativa a unidade até o fim do ano. Segundo a Ambev, as novas alíquotas de ICMS tornam “injustificável” a manutenção da fábrica, que produz cerveja Brahma, Antarctica e Skol para o Estado. Outro motivo foi o fim do benefício do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), que reduzia em 75% o valor de ICMS recolhido pela empresa.
A companhia informou que não seria viável absorver o novo reajuste do ICMS. A Ambev teria que reajustar os preços. “Como a demanda por bebidas é extremamente sensível a aumentos acima da inflação, isso levaria a uma queda do volume de vendas. Diante desse cenário, a empresa optou por transferir a operação para Estados vizinhos”, informou a empresa.
A Ambev não informou quais unidades vão substituir a produção de Natal. A Ambev possui 28 fábricas de bebidas no país, sendo sete no Nordeste.
Na semana passada, a Ambev informou que poderia fechar uma unidade no Estado de São Paulo, se o governo aprovar o aumento na alíquota de ICMS de 18% para 25%. “Um aumento de 40% no imposto vai ter impacto relevante no preço e pode exigir uma redistribuição de fábricas e na malha de distribuição”, afirmou Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev, em entrevista a jornalistas.
- See more at: http://www.wsantacruz.com.br/#sthash.y7ujtC8n.dpuf
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Portal Coronel Ezequiel

Copyright © Portal Coronel Ezequiel |