5 de maio de 2016

Após investimentos, SAAE trata 100% do esgoto coletado em Santa Cruz

Blog do Édipo Natan
saae_ete1O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Santa Cruz está tratando 100% do esgoto coletado no município.
Desde o final do ano passado, o SAAE investiu na recuperação do tratamento do esgoto produzido diariamente pela população do município. Com recursos da ordem de R$ 120 mil, foram recuperadas as Estações Elevatórias de Esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto.
Este trabalho fez com que, todo o esgoto coletado no município, fosse levado para a Estação de Tratamento e no local, ser tratado dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. A água retorna ao leito do rio Trairi com baixos índices de impurezas, e pode ser utilizada para irrigação de diversas plantas.
saae_ete3Para que o trabalho fosse desenvolvido com estes resultados concretos, o SAAE recuperou uma das cinco lagoas de tratamento, que estava sem funcionamento; construiu duas caixas de areia, que evita o assoreamento das lagoas de tratamento de esgoto; realizou a recuperação dos poços de receptação de esgoto das estações elevatórias; comprou duas bombas de esgoto para as estações elevatórias e realiza mensalmente análise do esgoto coletado e tratado na estação.
Atualmente, Santa Cruz tem 88% de cobertura de saneamento básico, é um dos municípios do estado com maior índice. São 3 milhões 535 mil litros de esgotos coletados e tratados diariamente no município.


O trabalho também ajuda a evitar doenças e mosquitos típicos de água suja e parada. Nos últimos meses, tem se diminuído a proliferação de muriçocas e outros mosquitos, como o Aedes Aegypti, que se reproduziam no leito do rio Trairi, quando o esgoto estava sendo jogado no rio, fato que não acontece mais após os investimentos realizados no sistema de tratamento de esgoto de Santa Cruz.
saae_ete2
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Portal Coronel Ezequiel

Copyright © Portal Coronel Ezequiel |