2 de maio de 2017

Você passaria num teste de ignorância? O médico e estatístico sueco Hans Rosling criou uma avaliação de conhecimentos gerais que mostrou como economistas e políticos no Fórum de Davos desconheciam o mundo real.


Respondendo aleatoriamente, chimpanzés acertaram mais que especialistas no Fórum de Davos (Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters)
Há coisas que nós sabemos que sabemos, outras que sabemos que não sabemos e outras que acreditamos saber, mas provavelmente não sabemos.
Fazer com que possamos identificar nossas lacunas de conhecimento e corrigi-las foi uma das missões que o médico, acadêmico e estatístico sueco Hans Rosling deu a si mesmo. Rosling, que faleceu no último mês de fevereiro, ficou famoso como o "profeta da demografia".
Por intermédio de sua organização - a Fundação Gapminder, que promove o desenvolvimento sustentável -, ele usou estatísticas simples para combater o que chamou de "devastadora ignorância" e os mitos que existem em todo o mundo sobre a evolução populacional e o desenvolvimento global.
Mas uma das ferramentas mais eficientes que ele criou foi o "Teste de ignorância" - que consiste em poucas perguntas sobre temas de que ouvimos falar frequentemente, mas sobre os quais, na maioria das vezes, temos informações defasadas.
Qual seria o seu resultado no teste? Experimente.

PERGUNTA 1

Sabe-se que a vacina mais importante para as crianças é a de sarampo, especialmente para as crianças subnutridas, que podem morrer por causa da doença.
Quantas crianças de um ano estão vacinadas contra o sarampo em todo o mundo?
a) 2 em cada 10
b) 5 em cada 10
c) 8 em cada 10

PERGUNTA 2

Em 1950, havia no mundo menos de 1 bilhão de crianças menores de 15 anos. No final do século 20, o número duplicou, chegando a 2 bilhões.
A ONU estimou quantas crianças menores de 15 anos haverá ao final do século 21.
Qual é a quantidade estimada?
a) 4 bilhões (a cifra continuará duplicando)
b) 3 bilhões (o crescimento sofrerá uma desaceleração)
c) 2 bilhões (não haverá mais crescimento)

PERGUNTA 3

Como mudou nos últimos 20 anos a proporção da população mundial que vive na pobreza extrema?

G1 Mundo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Portal Coronel Ezequiel

Copyright © Portal Coronel Ezequiel |